21/05 – Dia da Língua Nacional

Talvez não pareça importante uma homenagem à língua que utilizamos a todo momento, porém, uma língua não é algo tão banal quanto parece ser.

Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, língua é um “sistema de representação constituído por palavras e por regras que as combinam em frases que os indivíduos de uma comunidade lingüística usam como principal meio de comunicação e de expressão, falado ou escrito.”

A língua é abstrata, só se torna concreta quando é usada por alguém no processo de comunicação.

História

Todas as línguas estão sempre se modificando e evoluindo com o tempo. A língua portuguesa originou-se do latim, e na Idade Média surgiram as línguas neolatinas, como o espanhol, francês, italiano, português, entre outras. O português desenvolveu-se na península Ibérica, e era bastante diferente de como falamos hoje. Ele  ganhou sua forma “atual” por volta do século 16, encontrando sua maior expressão escrita em “Os Lusíadas”, poema épico de Luís de Camões.

O português no Brasil recebeu a influência e a contribuição de diversas outras línguas, principalmente do tupi – falado pelos indígenas -, e do ioruba – dos africanos trazidos como escravos. Nos séculos 19 e 20, nossa língua foi influenciada por: francês, alemão, italiano, holandês e espanhol. A influência do inglês se fez sentir entre o fim do século passado e o atual.

No Brasil, além do Português, temos também como língua oficial a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Ela é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão entre as comunidades de pessoas surdas, por decreto assinado em dezembro de 2005. A LIBRAS não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte, com gramática completa.

No presente, além de Portugal e do Brasil, o português é a língua nacional de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste. Trata-se da sexta língua mais falada no mundo contemporâneo. Ela é um patrimônio comum a mais de 200 milhões de falantes no mundo inteiro.

Imagem

Gramática e Acordo Ortográfico

Gramática é o “conjunto de prescrições e normas que determinam o uso correto da língua escrita e falada.”, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.

Em 2008 concluiu-se o mais recente Acordo Ortográfico, que pretende padronizar e unificar o modo de se escrever as palavras do português nos países em que hoje ele é falado.

CPLP

A Comunidade dos Países da Língua Portuguesa – CPLP – foi criada em julho de 1996, para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros. A Organização tem como objetivos gerais: a concertação político-diplomática entre seus estados membros; a cooperação em todos os domínios (como: educação, tecnologia, saúde); e a materialização de projetos de promoção e difusão da língua portuguesa.

Importância de conhecer bem a Língua

Em nosso dia-a-dia, precisamos nos comunicar com muitas pessoas, pelos mais diversos motivos. Em algumas dessas interações, caso haja algum mal-entendido, não há problema. Mas em outras, a falta de um acento ou uma vírgula no lugar errado, podem fazer toda a diferença. É muito importante a utilização correta da língua materna.

Anúncios
Categories: Datas Comemorativas | 3 comentários

Navegação de artigos

3 thoughts on “21/05 – Dia da Língua Nacional

  1. Luciana Machado

    A língua nacional é de fato o maior meio de comunicação de uma nação, nós temos a língua portuguesa que é belíssima e temos que nos orgulhar muito dela, que nos leva ao mundo da leitura, onde conseguimos nos projetar para dentro dos livros e conhecer novos universos. Parabéns a “língua nacional e a nossa língua portuguesa”.

  2. Pingback: 21/05 – Dia da Língua Nacional | Biblioteca Padre Elemar Scheid

  3. Pingback: 21/05 – Dia da Língua Nacional | Biblioteca Padre Elemar Scheid

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

%d bloggers like this: