Dica de autores – Jostein Gaarder

josteingaarder

Jostein Gaarder nasceu em 08 de agosto de 1952, em Oslo, Noruega. Seus pais trabalhavam em escola, e conversavam em família sobre temas como filosofia, política, cultura e religião. Isso o influenciou bastante, e marca suas obras. Na universidade, Jostein estudou Teologia e Línguas Escandinavas. Casou-se em 1974, e teve dois filhos. Trabalhou como professor de filosofia, e começou a escrever.

Sua primeira publicação foi um livro de contos, em 1986, “O pássaro raro”. Depois vieram dois livros infantis. Em 1990, publicou “O dia do curinga”, que rendeu a ele dois prêmios literários. No ano seguinte, Jostein ficou consagrado internacionalmente com a obra “O mundo de Sofia”. O livro é um romance sobre a história da filosofia, no qual uma jovem tem aulas a distância com um filósofo. Primeiramente foi lido por jovens, e depois virou sucesso também entre os adultos. Foi traduzido para várias línguas e recebeu adaptações, inclusive para o cinema. Isso permitiu que Jostein passasse a se dedicar somente à escrita, e mais histórias vêm sendo publicadas.

Provavelmente Jostein é o maior autor norueguês da atualidade. Já recebeu diversos prêmios, inclusive internacionais. A principal característica de seus livros é a abertura às perguntas, às inquietações da vida. A filosofia e a religião também são bastante presentes em sua obra.

A Biblioteca Padre Elemar Scheid tem, em seu acervo, livros de Jostein Gaarder, de contos, ficção, infanto-juvenis e sobre religião. Boa leitura!

livros gaarder

Anúncios
Categories: Literatura, Recomendação | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: