Dica de Leitura – A tumba e outras histórias

tumba1-177x300

O livro “A tumba e outras histórias” contém 13 contos, e divide-se em três partes. A primeira parte traz contos de uma fase mais madura do escritor; a segunda tem alguns dos primeiros contos dele, escritos na adolescência; e a terceira é composta de quatro fragmentos, que são notas de sonhos, mas que não se tornaram histórias mais longas.

As histórias têm bastantes elementos fantásticos, sobrenaturais, e de ficção científica, características dos textos do autor e da literatura de horror. As narrações são feitas na primeira pessoa, o que prende mais o leitor, e são descritivas, lentas e sinistras. Elas mexem com o psicológico do leitor, envolvendo-o e o perturbando. Não é um livro de fácil e rápida leitura. O ideal é ler um conto de cada vez, e é preciso “entrar” nas histórias para uma melhor leitura e compreensão.

H.P. Lovecraft conheceu os livros clássicos e de horror na biblioteca de seu avô. Seus textos foram influenciados principalmente por Edgar Allan Poe e Lord Dunsany, e foram inspirados em sonhos e pesadelos que o autor tinha. É considerado um dos escritores de horror mais influentes do século XX. Suas histórias e seus personagens inspiraram artistas e outros escritores.

“A tumba e outras histórias” faz parte do acervo da Biblioteca Padre Elemar Scheid. Boa leitura!

“A emoção mais forte e mais antiga do homem é o medo, e a espécie mais forte e mais antiga de medo é o medo do desconhecido.” (H. P. Lovecraft)

Anúncios
Categories: Literatura, Recomendação | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: