Dica de Leitura – Aventuras provisórias

aventuras provisorias

Após alguns anos, os amigos de infância João e Pablo se reencontram. João é um homem de meia-idade, quase um “executivo”, e que estava em crise existencial. É o filho único de uma mãe possessiva, que parece não gostar dos relacionamentos amorosos de João. Pablo, desempregado, sofreu as torturas da ditadura militar. Ele quer mudar-se para uma comunidade, e levar junto a Carmem, uma mulher que viu apenas três vezes.

João empresta dinheiro para Pablo, mesmo sabendo que provavelmente não receberá de volta. Ele vai visitá-lo na comunidade, e fica por alguns dias. Gosta de lá, mas fica também feliz em voltar para casa e para sua vida. Quando Pablo termina de construir a sua a casa, volta para buscar Carmem, que aceita, e vai morar com ele. Mas, infelizmente, as coisas não saem do jeito que Pablo imaginava.

O narrador da história é João, que conversa bastante com o leitor. Ele lembra-se com frequência das mulheres com quem teve relacionamentos, e fala também de Glorinha, sua esposa que está grávida. O livro conta o que aconteceu com Pablo e João desde o reencontro, até o desencontro – do que eram antes com o que são agora.

O livro foi publicado na década de 1980, e recebeu em 1987 o Prêmio Petrobrás de Literatura Brasileira, como segundo lugar na categoria novela. O leitor precisa prestar um pouco de atenção, pois não há uma separação entre as lembranças e o tempo presente. Apesar disso, a leitura é rápida.

“Aventuras provisórias” faz parte do acervo da Biblioteca Padre Elemar Scheid. Boa leitura!

Anúncios
Categories: Literatura, Recomendação | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: