Dica de leitura – Admirável mundo novo

0000680E

Imagine uma sociedade em que bebês são gerados em laboratórios, feitos e condicionados de acordo com castas. Dezenas de gêmeos iguais, efetuando as mesmas tarefas, e satisfeitos com isso. Ípsilon, Delta, Gama, Beta e Alfa, sendo essa última a mais alta casta. “Filho(a),”, “pai” e “mãe” são palavras estranhas. Nessa sociedade, todos são de todos. Ninguém deve ficar só, e deve haver estabilidade. Não há espaço para dor ou sofrimento – para fugir disso, há uma espécie de remédio, o soma. Tudo o que estraga é descartado, e trocado por novo. As pessoas conservam-se com a aparência jovem, mas geralmente aos setenta, morrem. A morte é tratada como algo normal, as crianças são preparadas para lidar com ela como se não fizesse diferença. Não há guerras nem doenças.

Em outro lugar, Malpaís – a “Reserva de Selvagens” – os costumes são totalmente diferentes. Lá viviam Linda e John, entre os índios. Ela era moça quando havia ido para lá com um dos Diretores, e se perdeu. Meses depois, John, o filho deles, nasceu. Linda, habituada a outros costumes, sofreu muito. John cresceu entre as histórias de sua mãe sobre a civilização, e a vida em Malpaís. Ambos não eram muito bem aceitos.

Bernard, psicólogo, gostava de ficar sozinho às vezes, e era considerado estranho pelos outros. Convidou Lenina para visitar a Reserva de Selvagens, ela aceitou o convite. Chegando lá, ela teve um choque com as diferenças entre a sua vida, e a vida dos índios. Conheceram Linda e John. Bernard achou que seriam um boa fonte de pesquisa, e lhe foi dada autorização para levá-los dali. Mas seria possível que fossem aceitos e se adaptassem naquele lugar tão diferente?

“Admirável mundo novo” foi publicado pela primeira vez em 1932, e recebeu duas adaptações para o cinema, em 1980 e 1998. O livro faz parte do acervo da Biblioteca Católica SC. Boa leitura!

Anúncios
Categories: Literatura, Recomendação | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

%d bloggers like this: