Dica de leitura – A arte da felicidade

arte-felicidade

Segundo o budismo, todos nós somos seres humanos, não desejamos sofrer, e queremos ser feliz. Mas como fazer para eliminar o sofrimento e alcançar a felicidade? O psiquiatra americano Howard C. Cutler traz, em “A arte da felicidade”, as conversas que teve com o Dalai Lama, assim como partes de algumas das palestras dele na Arizona State University.

Tenzin Gyatso, o XIV Dalai Lama, apresenta formas para se alcançar a tão almejada felicidade. Cutler mostra como o sofrimento e a felicidade são vistos no Ocidente, e busca, com o líder tibetano, aplicação dos ensinamentos para os não-budistas. São tratados temas como ansiedade, insegurança, ganância, tolerância e compaixão. Também são apresentados estudos científicos, e nota-se que os resultados corroboram com muitas das visões orientais sobre a felicidade, e sobre como chegar à ela.

O método fundamental para se alcançar a felicidade, segundo Dalai Lama, é a disciplina interior. Nessa disciplina estão a luta contra os estados mentais negativos e o cultivo de estados mentais positivos. Ele também fala que um estado mental estável e tranquilo é a base para a construção de uma vida feliz.

“A arte da felicidade” faz parte do acervo da Biblioteca Católica SC. Boa leitura!

“Para mim o próprio objetivo da vida é perseguir a felicidade. Isso está claro. Se acreditamos em religião, ou não; se acreditamos nesta religião ou naquela; todos estamos procurando algo melhor na vida. Por isso, para mim, o próprio movimento da nossa vida é no sentido da felicidade.” (Dalai Lama)

Deixe um comentário