Sobre

Com uma área de mil metros quadrados, a Biblioteca Padre Elemar Scheid oferece um ambiente propício para o estudo. Além de um acervo de 97.811 títulos, o espaço conta com uma rede de computadores para pesquisas em geral e elaboração de trabalhos acadêmicos, e acesso wi-fi em todo o prédio.

A biblioteca também cumpre um importante papel cultural, ao prestar serviços de empréstimo de livros à comunidade em geral. Sua presença digital inclui o Blog da Biblioteca (que divulga notícias e novas obras disponíveis); o Portal da Biblioteca Virtual, desenvolvido em parceria com o Núcleo de Educação a Distância e que reúne importantes fontes eletrônicas de informação; a base de e-books da Biblioteca Virtual Universitária (BVU); além do portal de periódicos da EBSCO.

A história da Biblioteca Padre Elemar Scheid tem seu início em conjunto com a Faculdade de Estudos Sociais da Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), funcionando nas instalações do Sesi em Jaraguá do Sul. O Padre Elemar Scheid, fundador da Instituição, convocou os membros do Grêmio da Juventude para que fossem de casa em casa, registrando os livros que cada pessoa da comunidade possuía. Assim, centralizou o registro dos livros disponíveis na cidade, facilitando o acesso para os alunos da faculdade.

Em 1978 a biblioteca foi transferida para uma sala de 49m², e em 1994 o espaço foi ampliado para 208m². Em 1995 foi iniciado o processo de informatização do acervo. Em 1997 a biblioteca foi reinaugurada e ganhou o nome do fundador da Instituição – passando a se chamar Biblioteca Padre Elemar Scheid.

Atualmente, a Biblioteca Padre Elemar Scheid funciona com duas unidades: a Biblioteca Central (unidade do câmpus sede, em Jaraguá do Sul), e a Biblioteca do câmpus de Joinville.

Horários de Funcionamento:

Jaraguá do Sul:

bibliojaragua

Segunda a Sexta-feira: 8h às 22:30h.

Sábados: 8h às 12h.

 

Joinville:

Segunda a Sexta-feira: 7h às 22h.

Sábados: 8h às 12h.

Anúncios

Create a website or blog at WordPress.com